Powered By Blogger

domingo, 14 de novembro de 2010

IMPORTANCIA DA RECICLAGEM NO MEIO AMBIENTAL

A reciclagem é essencial para o futuro do nosso planeta, para o meio ambiente que já sofreu demais nas mãos dos seres humanos que não pensam no futuro, por que toda a matéria prima não é infinita pode acabar a qualquer hora, principalmente os derivados do mineral do ferro. Esses derivados do mineral do ferro têm várias utilidades na vida do ser humano que sofreria para viver sem energia elétrica, mas esse é apenas um dos problemas que podem ser enfrentados com o fim desses derivados que continuam sendo extraído do meio ambiente.
Então entra a reciclagem, se você não joga fora os materiais, por exemplo, que são de ferro e alumínio juntamente com materiais orgânicos você esta jogando fora um recurso natural que pode acabar, pois ele poderia ser aproveitado, assim diminuindo a extração desse mesmo material que pode acabar no futuro, então antes de jogar qualquer tipo de matéria tem que pensar muito no meio ambiente, porque o meio continuará sofrendo de várias formas possíveis.
Mas em todos os tipos de materiais que podem ser reciclados deve se fazer isso, por que alem de contribuir para uma extensão dessas matérias primas você deixa o planeta mais limpo, e viver num planeta limpo seria um sonho para cada uma daquelas pessoas que já estão cansadas de tanta poluição nos dias atuais. Essas pessoas que sonham em viver num planeta limpo devem reciclar vários materiais recicláveis, quem não souber reciclar pode levar para aquelas instituições que sabem reciclar qualquer tipo de material reciclável.
As pessoas que reciclam estarão ajudando demais o meio ambiente que já poluído de várias formas pelos seres humanos, esses que poluem não devem estar pensando as próximas gerações que podem nascer num planeta tomado pela poluição causada pelo seu pai ou ave que não pensou no futuro, é por esse motivo que todos devem pensar no futuro dos seus filhos e netos, mas devem pensar logo nessas gerações que podem nascer num planeta completamente limpo, só que para isso acontecer precisam reciclar e não jogar nenhum tipo de lixo no meio ambiente.

PAISES QUE ESTÃO SOFRENDO COM O ACUMULO DE LIXO

Destruição dos ecossistemas agrava as inundações como as do Paquistão

Inundações como as que devastaram um quinto do território do Paquistão podem ser muito mais graves por causa da destruição dos ecossistemas do que propriamente pela mudança climática, afirmam especialistas em meio ambiente.
O desmatamento intensivo, a transformação dos pântanos em terra cultivável ou o crescimento urbano e o acúmulo de lixo que causa a obstrução dos sistemas de deságue são algumas das razões que acentuam as consequências das inundações.
“Não podemos nos limitar a jogar a culpa na natureza”, declarou Ganesh Pangare, coordenador regional para a água dos pântanos da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), erradicado em Bancoc, Tailândia.
“Os humanos invadiram as zonas inundáveis”, explicou.
Para Pangare, uma melhor condução dessas zonas limitaria as consequências humanas e econômicas dos desastres naturais, como as chuvas recordes que atingiram o Paquistão, deixando um saldo de 1.400 mortos.
“As infraestruturas têm de estar em lugares seguros. Caso contrário, o desenvolvimento da Ásia se torna insustentável”, enfatizou.
Mudanças climáticas como pretexto – Para Red Constantino, que dirige em Manila (Filipinas) o Instituto do Clima e Cidades Sustentáveis, a mudança climática se converteu num bom pretexto para os dirigentes asiáticos quando ocorrem desastres naturais.
“Quando há inundações de grande amplitude, é só jogar a culpa na mudança climática, quando os problemas poderiam ser solucionados localmente”, afirmou Constantino.
“Seja onde for que estejamos, em Jacarta (Indonésia), Bancoc ou Manila, há coisas óbvias que podem ser feitas, como melhorar a transformação do lixo, o uso da terra ou o gerenciamento do crescimento urbano”, acrescentou.
Constantino recordou que o temporal tropical Ketsana, que atingiu Manila e seus arredores no ano passado, provocou as piores inundações em 40 anos e a morte de mais de 400 pessoas.
Apesar da então presidente Gloria Arroyo enfatizar a incidência da mudança climática, outros fatores humanos também incidiram.
Por exemplo, milhões de pessoas construíram moradias em zonas inundáveis nas últimas décadas e foram destruídas florestas, enquanto que o lixo resultante passou a obstruir canais de deságue. Tudo isso agravou o desastre, assegura.
“Manila está sofrendo as consequências de um planejamento territorial ruim e, depois do desastre não houve maiores mudanças na política urbanística”, acrescenta.
Desmatamento - Para Bruce Dunn, especialista em meio ambiente do Banco Asiático de Desenvolvimento, o desmatamento na Ásia é um dos principais agravantes das inundações.
O especialista recorda que o estudo da Universidade Charles Darwin, da Austrália, e da Universidade Nacional de Cingapura indica que uma destruição das florestas de 10% pode provocar um aumento da frequência das inundações de 4% a 28%.
Em meio a tantas políticas que fazem piorar as coisas, Dunn citou alguns exemplos contrários, como o realizado pela China em termos de reflorestamento depois das grandes inundações dos anos 1980. (Fonte: Folha.com)

o que e educação ambiental

A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.

Gusttavo Lima - Rosas, versos e vinhos (Ao Vivo)

Educação Ambiental - Aquecimento Global

http://www.youtube.com/watch?v=L_owvtw8AAc

Publicar postagem